Você está aqui: Página Inicial / “Contadores de Histórias” inicia ano de atividades com alunos do fundamental

“Contadores de Histórias” inicia ano de atividades com alunos do fundamental

por Caroline Ferreira publicado 08/03/2017 16h40, última modificação 14/03/2017 11h37

As Oficinas para Formação de Contadores de Histórias do Instituto Metodista Granbery realizou a primeira atividade do ano na última segunda-feira (6). Os alunos do 3º ano do ensino fundamental ouviram as histórias da coordenadora do projeto, Laura Delgado e da professora Ketty Neves, que estrearam cantigas e jogos literários, e a tradicional sessão de histórias do conto de Pedro Malazartes “O Surrão Mágico”.

A coordenadora do projeto, afirma que contar histórias agrega valores para o narrador e o ouvinte. “Além da proximidade, do afeto e da familiarização com os mecanismos narrativos que o ato de ouvir histórias desde cedo traz para o ser humano, a história narrada, por escrito ou oralmente, nos permite também aquisições em diversos níveis. Isto é: contar histórias permite conquistas, no mínimo, nos planos psicológico, pedagógico, histórico, social, cultural e estético”, explica.

Durante a sessão em que são contadas as histórias, Laura explica que a criança aprende a lidar com novas situações, formando seu caráter. “Ao ouvir uma história, o leitor vivencia no plano psicológico as ações, os problemas e os conflitos dessa história. Essa vivência, por empréstimo, a experimentação de modelos de ações e soluções apresentadas na história fazem aumentar consideravelmente o repertório de conhecimento do ouvinte, sobre si e sobre o mundo. E tudo isso ajuda a formar a personalidade”, finaliza a coordenadora.

Confira os horários das próximas oficinas

Turmas
Horário / 2017
(de março a dezembro)
Número de
vagas oferecidas

Sextas-feiras,
das 17h30 às 19h

Quartas-feiras,
das 17h30 às 19h

Segundas-feiras,

Quintas-feiras,

Terças-feiras,
6º, 7º, 8º ano

Quartas-feiras,
Equipe sênior:
alunos, ex-alunos, professores e funcionários.
Terças-feiras,
20 vagas (já preenchidas)