Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia do Pastor(a) Metodista - 2020

Dia do Pastor(a) Metodista - 2020

Dia do Pastor(a) Metodista - 2020

Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.
(Salmo 40.4)

A Igreja Metodista comemora o Dia da Pastora e do Pastor no segundo domingo do mês de abril que, este ano, será no dia 12.

Todos os anos este é um momento para refletir sobre o papel destas mulheres e destes homens que foram ordenados para servir à Igreja Metodista nas mais variadas áreas.

A pastora e o pastor exercem um ministério público e um ministério privado.

O ministério público é o que a pastora e o pastor fazem e todos estão vendo. É a pregação, o ensino, a visita, a ministração dos sacramentos, o aconselhamento etc.

O ministério privado é o que a pastora e o pastor fazem e ninguém vê. São os momentos de oração, jejum, intercessão, de preparação de sermões, artigos, estudos, liturgias, leituras e mais leituras para uma atualização de suas práticas e momentos a sós com Deus.

No livro “Memórias de um pastor”, o autor Eugene H. Peterson, com cinquenta anos de ministério, cita numa carta destinada a um jovem pastor duas coisas que perseveram a singularidade de ser pastor: a adoração e a família. Para ele, a adoração na companhia da igreja era o que lhe mantinha centrado, e que isso precisava ser praticado com zelo. E a família era a única esperança de se manter alicerçado, fiel e envolvido numa relação pessoal na prática diária do amor sacrificial.

A vocação pastoral é extremamente pública. As pessoas observam a pastora e o pastor. Elas veem e são influenciadas para o bem ou para o mal, pela seriedade e pela reverência que cada uma delas e que cada um deles aplicam às respostas ao seu chamado.

Por mais pública que seja o ministério de cada pastora e de cada pastor, que ambos possam fixar seus pés sobre estes dois pilares que é a adoração e a família.

Deus abençoe cada pastora e cada pastor neste e em todos os dias de suas vidas.

Rev. João Marcos Garcia de Matos
Pastoral Escola e Universitária
Instituto Metodista Granbery