Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sustentabilidade foi o tema central do “Fazendo e Acontecendo” 2017

Sustentabilidade foi o tema central do “Fazendo e Acontecendo” 2017

Clique para ampliar

Alunos, familiares, professores e funcionários do Colégio Metodista Bennett se reuniram, no final de outubro, para participar de mais um “Fazendo e Acontecendo”. Este ano, o evento abordou o tema central “Sustentabilidade e o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”.

Promovido pela Pastoral Escolar e todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a atividade é interdisciplinar e foi desenvolvida ao longo de diversas aulas. Houve alguns a abordagem de alguns subtemas, como as atividades de Ensino Religioso, com a professora Miriam Pacheco Loureiro Reis, trabalhando a temática “Começando pela casa da gente: Sustentabilidade, uma Reforma de Pensamentos e Atitudes”. Também foi feito um trabalho entre Ensino Religioso e Língua Estrangeira com o subtema “A Arca de Noé”, com a professora Euda Dutra Guanabara, que lembrou que “o dilúvio, desde o tempo que ocorreu, trouxe à tona o tema da sustentabilidade”.

Como o tema do evento diz, os trabalhos envolveram realizar ações e produções que evitem a degradação ambiental, com reaproveitamento de materiais, entre outras atitudes. O conceito foi aplicado até mesmo na culinária, como contou a coordenadora da Pastoral, pastora Renilda Garcia. “Delicioso foi experimentar o brigadeiro feito com casca de banana e chocolate e um outro sem chocolate. Outra novidade na degustação foi o bolo feito com casca de laranja, que estava divino. A aluna Luciana Barbosa Gaido Bastos (Ensino Médio) está de parabéns com suas receitas e guloseimas”.

"Trabalhamos e desenvolvemos todo material exposto a partir de um tema gerador. Os assuntos são sempre da atualidade e levam os nossos alunos a uma reflexão dentro de um contexto geral", explicou a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, professora Cristina Gouveia dos Santos. Ela também lembrou que o objetivo da ONU (Organização das Nações Unidas) em proclamar 2017 o ano "Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento" foi o de "promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.

A professora Miriam também explicou que os objetivos do evento do Bennett "foram compreender nossa responsabilidade em cuidar da criação de Deus por meio de atitudes sustentáveis e identificar as oportunidades de melhoria em nossa escola, utilizando materiais recicláveis. Como fruto desse trabalho, criamos uma estante colorida feita de caixas de madeira, dois balanços feitos de pallett e um espaço aconchegante de leitura, também feito com pallett e prateleiras de PVC. Além disso, fizemos dois jardins suspensos com garrafas pet”.

“No dia do evento, tivemos oficinas de brinquedos e instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis, além de uma mesa de degustação, com receitas de reaproveitamento de alimentos. Foi maravilhoso participar desse evento e ver o empenho dos alunos e das alunas que trabalharam na construção do projeto”, completou a professora.

O aluno Davi Santos, do Ensino Fundamental II, ficou admirado com um brinquedo feito com um material inusitado. “O que eu mais gostei foi do balanço feito de pallett e da conscientização sobre a importância de cuidar da nossa casa, do meio ambiente”, disse. Letícia Almeida e Armando Alves, estudantes do Ensino Médio, disseram que “o evento foi um sucesso. As crianças se divertiram nas oficinas, as pessoas gostaram muito do balanço e acharam interessante o reaproveitamento dos alimentos, na mesa de degustação”.

Confira as fotos do Fazendo e Acontecendo 2017 (passe o mouse para avançar as fotos):

Fazendo e Acontecendo 2017

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.