VOLTA ÀS AULAS - CIRCULAR DO COLÉGIO
De: Direção Para: Pais, responsáveis, professores/as, funcionários/as e alunos/as: Neste momento queremos ‘trazer a nossa memória o que pode nos dar esperança’ para a qualidade de vida escolar neste retorno do recesso que é o senso de justiça, a criatividade e a consciência de cada um na responsabilidade coletiva de que todos são CIDADÃOS DO MUNDO! Informamos que, seguindo a recomendação das Secretarias de Saúde e Educação e orientação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado, e também na tentativa de evitar uma maior disseminação da gripe- A (H1N1) adiamos, novamente, a volta às aulas para o dia 17 de asto, o calendário escolar sofrerá todas as adaptações necessárias para completar os dias letivos e os conteúdos. Tudo começou no dia 7 de julho com os/as alunos/as do 6º ano do Ens. Fund. ao Ensino Médio, juntamente aos/às professores/as e funcionários/as, quando o Dr. Roberto de Andrade Medronho, epidemiologista e pai de aluna da turma 171, trouxe-nos em power-point esclarecimentos sobre a Influenza A (H1N1), sua transmissão, tratamento e cuidados. Nossa escola transformou-se num exercício de conhecimento e cidadania. Depois, diante do motivo da suspensão das aulas e, já que o dia 1º de asto era a data do Seminário Pedagógico que daria início ao 2º semestre, novamente Dr. Roberto Medronho aceitou o convite feito pela direção do Colégio. Nessa ocasião, no auditório Tucker, ocorreu um diálo com os nossos professores e funcionários sobre a situação atual, transmissão e tratamento da gripe A (H1N1). Nesse diálo,através do seu conhecimento, da palavra objetiva, cuidadosa e confiante constatamos que não há motivos para pânico, mas sim motivos para medidas de cuidados e proteção.
Segundo o Dr. Roberto, a escola é o local onde se trocam fluídos orais com muita intensidade, principalmente entre as crianças pequenas. Por isso a medida de suspensão das aulas é uma precaução para proteger os alunos da possibilidade de transmissão. Em uma hora e meia de aula a aprendizagem resultou nas seguintes informações: . o vírus sta do frio e fica ‘agarrado’ às superfícies; . a fase de maior contágio está entre 24 horas antes da apresentação dos sintomas e 3 dias após sua manifestação ; . na criança, a fase transmissora é maior que no adulto, com variações; . devemos evitar aglomerações nesses dias frios (vamos torcer para que o calor retorne); . é necessário que tenhamos atitudes pessoais que produzam hidratação, alimentação adequada para fortalecimento das defesas do organismo; . a escola deve estar alerta para o cuidado com a limpeza das torneiras e maçanetas; . o melhor é lavar bem as mãos (região interdigital) com água e sabão; . a higiene deve ser com água sanitária e álcool. Finalmente, o Colégio Bennett, no retorno, estará alerta às seguintes medidas: # em caso de confirmação de um aluno com a gripe, a turma terá as aulas suspensas por 7 dias; # no retorno, sempre que um estudante faltar às aulas, procuraremos saber o motivo da ausência; # as pessoas procedentes de áreas afetadas precisam estar ainda mais vigilantes e devem ficar em casa por pelo menos 8 dias, para depois retornarem às atividades escolares; # caso alguém apresente os sintomas referentes, a escola deve ser imediatamente comunicada, devendo o aluno ficar em casa; # lembramos que as avaliações serão repostas, apenas por ausência por questões de saúde, justificadas pelo responsável do aluno. # à partir do dia 10 de asto (segunda-feira) estará à disposição estudos on line para os alunos no endereço: www.eadlab.com/v1 ; # os estudos on line são atividades e exercícios que os nossos professores prepararam com muito cuidado e criatividade em relação aos conteúdos do seu ano/série e que deverão ser entregues na primeira aula do referido professor. Os trabalhos serão avaliados com pontuação segundo os critérios de cada disciplina. Teremos uma escala de professores de plantão na escola. LEMBRE-SE: A transmissão da Influenza A (H1N1) ocorre como em qualquer gripe: através de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, o que pode ocorrer pela tosse ou por espirros. Os sintomas são: febre repentina, tosse ou dor de garganta, acompanhada ou não de outros sinais e sintomas como dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações e dificuldade respiratória. Veja mais recomendações no site: http://www.riocontragripea.rj.v.br
Contamos com a parceria de toda a comunidade bennettense! Atenciosamente, com afeto. Horizontina Canfield Diretora Adjunta Colégio Metodista.