Objetivos 5º Ano
Língua Portuguesa
1. Realizar inferências e antecipações em textos lido
2. Localizar informações explícitas no texto
3. Ler compreender textos verbais e não verbais de diferentes gêneros
4. Identificar a ideia central do texto
5. Perceber a sequência temporal em textos narrativos, identificando suas marcas linguísticas
6. Identificar e classificar modos de formação de gênero, número e grau do substantivo
7. Compreender o efeito de sentido decorrente da escolha e emprego dos pronomes
8. Identificar e classificar modos de formação de gênero, número e grau do adjetivo
9. Empregar corretamente as palavras do vocabulário regular
10. Segmentar o texto em frases e parágrafos utilizando adequadamente os recursos da pontuação
11. Produzir textos a partir dos textos estudados respeitando as características do mesmo
12. Revisar e reescrever textos de acordo com os critérios pré-estabelecidos
Matemática
1. Compreender o sistema de numeração decimal na base dez
2. Identificar ordens e classes de um número
3. Utilizar os termos da multiplicação: fatores e produto
4. Utilizar os termos da divisão: divisor, dividendo e quociente
5. Resolver multiplicações com números naturais
6. Resolver divisões com números naturais por dois algarismos
7. Analisar, interpretar e resolver situações problema compreendendo diferentes significados das operações que envolvem números naturais
8. Resolver expressões numéricas utilizando as quatro operações e compreender o uso dos sinais de associação
9. Construir o conjunto dos múltiplos de um número natural
10. Construir o conjunto dos divisores de um número natural
11. Reconhecer dentre os elementos do conjunto de múltiplos o menor múltiplo comum
12. Reconhecer dentre os elementos do conjunto dos divisores o maior divisor comum
13. Identificar os polígonos e sólidos geométricos em situações cotidianas
História
1. Descrever a forma de organização dos povos indígenas e europeus
2. Diferenciar as formas de organização dos povos indígenas e europeus
3. Conhecer a divisão das terras em capitanias hereditárias
4. Identificar algumas invasões ocorridas no período colonial
5. Analisar a reação dos povos indígenas ao processo de ocupação portuguesa
6. Definir Governo geral
7. Comparar a função da câmara municipal em diferentes tempos
8. Relacionar esses conflitos ao processo de independência politica em relação a Portugal
9. Identificar a noção de liberdade e de direito
Geografia
1. Interpretar mapas geográficos reconhecendo legenda, símbolos e cores
2. Identificar no planisfério as linhas imaginárias e suas funções (meridianos e paralelos)
3. Conhecer algumas características do planeta Terra
4. Distinguir os principais movimentos da Terra (rotação e translação)
5. Relacionar os movimentos de rotação e translação, compreendendo sua consequência para a vida das pessoas
6. Reconhecer o Brasil como parte da América do Sul
7. Compreender que o Brasil é composto por diversas paisagens, povos e manifestações culturais
8. Refletir sobre a formação do espaço ocupado pelo Brasil dentro do contexto histórico
9. Identificar e reconhecer as diferentes regiões brasileiras
10. Reconhecer as diferentes formas de relevo
11. Conhecer algumas características do relevo e as suas alterações a partir da ação humana
12. Compreender e relacionar as características climáticas brasileiras e atividade humana
Ciências
1. Comparar características dos diferentes biomas brasileiros
2. Relacionar ações dos seres humanos as alterações no meio ambiente
3. Dimensionar a Terra perante o Universo
4. Localizar o sistema solar na Lia Láctea e as regularidades no nosso calendário
5. Estabelecer relações entre os movimentos de rotação e translação
6. Identificar os diferentes tipos de astros que compõem o sistema solar
Artes - Professora Maisi
1. Perceber as diversas possibilidades poéticas de interpretação visual presentes no gênero artístico do retrato, em diferentes obras artísticas.
2. Reconhecer as relações formais que estruturam as obras abordadas assim como a ressonância que elas provocam.
3. Conceber um autorretrato, que contemple os valores estéticos presentes no movimento artístico surrealista, bem como o princípio da linguagem visual da proporção.
4. Reconhecer as relações entre retrato e proporção, articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão.
Educação Física - Professor Leandro
1. Conhecer e desenvolver as capacidades físicas de força, flexibilidade e resistência.
2. Aprimorar habilidade de arremessar e passar a bola em diferentes planos e direções.
3. Participar de jogos com regras, compreendendo e respeitando as características dos jogos, demonstrando conhecimento na resolução dos desafios estabelecidos.
Ensino Religioso - Professora Rosemeire
1. Perceber que o princípio de tratar o outro como queremos ser tratados sintetiza as leis da boa convivência
2. Destacar a necessidade de preparação para realizações significativas e a importância do cultivo do que cada um tem como potencial.
3. Perceber e valorizar os limites razoáveis e adequados como uma escolha inteligente para uma boa convivência, o respeito mútuo, um mundo melhor para todos.
4. Compreender a importância da Páscoa e da celebração coletiva.
Inglês - Professora Amanda
1. Demonstrar compreensão da estrutura gramatical estudada
2. Reconhecer e utilizar o conteúdo lexical apresentado.
3. Demonstrar entendimento de leitura de assuntos abordados no trimestre.
Música - Professora Célia
1- Identificar auditivamente frases rítmicas
2- Compreender a prática de improvisação
3- Assimilar o conteúdo de teoria musical aplicado em sala de aula