Objetivos 3º Ano
Língua Portuguesa
1- Produzir textos dos gêneros estudados, utilizando os elementos que os compõem.
2- Aprimorar a leitura, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
3- Ler, compreender e interpretar texto com linguagem verbal.
4- Classificar, em ordem alfabética, um grupo de palavras de um texto.
5- Identificar e classificar os substantivos ( próprio, comum ), reconhecendo sua função no texto.
6- Identificar e localizar palavras-guia e verbetes de dicionários e suas utilizações.
7- Associar uma mesma letra aos diferentes sons por ela representados.
8- Identificar a classificação das palavras de acordo com o número de sílabas.
9- Empregar, gradativamente os recursos de ortografia, nos textos produzidos.
Matemática
1- Identificar instrumentos de medidas e suas funções.
2- Realizar estimativas e contagens.
3- Utilizar o algoritmo da adição e subtração, sem reagrupamentos.
4- Compreender o sistema de numeração decimal, lendo, escrevendo e ordenando números através da interpretação do valor das ordens e classes.
5- Resolver situações-problema envolvendo adição e subtração por meio do algoritmo convencional
6- Identificar números pares e ímpares
História
1- Reconhecer a diversidade de fontes históricas: escritas, visuais e relatos orais.
2- Aprender a utilizar a memória – individual e local – para fazer o resgate histórico (Aprof)
3- Aprender a pesquisar para obter informações, utilizando a história oral e memória
4- Comparar as mudanças e permanências que ocorreram no Colégio – passado e presente – por meio de entrevistas
Geografia
1- Conhecer diferentes formas de representação: desenho, croqui e planta.-
2- Identificar características do bairro onde vive
3- Conhecer a paisagem do quarteirão da escola
4- Saber situar-se e localizar-se através de endereços.
Ciências
1- Associar distintos materiais do dia a dia com sua origem e suas propriedades.
2- Construir hipóteses sobre transformações de materiais.
3- Observar imagens obtendo informações sobre os diferentes tipos de materiais.
4- Relacionar descobertas e invenções às mudanças no uso de materiais.
5- Reconhecer e estabelecer relações entre materiais naturais e artificiais.
6- Identificar transformações reversíveis e irreversíveis.
7- Identificar partes da planta.
8- Reconhecer as funções das partes da planta.
Artes
1. Ampliar o repertório artístico a partir de elementos da história da Arte.
2. Conhecer vida e obra do artista Candido Portinari.
3. Identificar obras que marcam os temas: retrato, autorretrato e brincadeiras.
Educação Física - Professor Adriano
1. Conhecer e praticar jogos e brincadeiras populares de pegador.
2. Desenvolver a habilidade motora de controle e condução da bola com as mãos direita e esquerda, para frente e para trás.
3. Desenvolver a coordenação motora nas ações de andar, correr e saltar.
4. Jogar respeitando as regras e os limites individuais ampliando as habilidades motoras específicas envolvidas nos jogos e brincadeiras populares
Ensino Religioso - Professora Rosemeire
1. Sensibilizar para a construção de um bom convívio em casa e na escola.
2. Discutir a importância do que dizemos, incentivando o uso da palavra como instrumento de construção de confiança, de bons relacionamentos, sustentáveis.
3. Trabalhar a responsabilidade e as consequências das escolhas que fazemos.
4. Apresentar de forma positiva a possibilidade de corrigir erros, compreendendo e sendo compreendidos.
5. Compreender a importância da Páscoa e da celebração coletiva.
Inglês - Professora Marly
1. Cumprimentos.
2. Alfabeto.
3. Numerais cardinais (1 a 30).
4. Cores.
5. Materiais escolares.
6. Brinquedos.
7. Partes do corpo.
8. There is/there are.
Música - Professora Célia
1- Executar improvisações e composições rítmicas e melódicas
2- Compreender o mecanismo da flauta doce
3- Vivenciar as cirandas