Objetivos 1º Ano
Língua Portuguesa
1- Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar, expressar desejos e opiniões, e relatar vivências.
2- Recontar oralmente histórias conhecidas com aproximações às características da história original
3- Reconhecer o nome dos amigos e das atividades da rotina.
4- Participar de situações de leitura, ainda que não façam de maneira convencional, buscando indícios para leitura, relacionando a fala à pauta gráfica.
5- Desenvolver a prática de escrita de próprio punho, utilizando os conhecimentos que dispõe
6- Avançar na compreensão do sistema alfabético.
Matemática
1- Identificar os números em diferentes situações, reconhecendo-os enquanto representação de quantidades e como código.
2- Aprimorar o movimento correto na grafia de números.
3- Recitar e refletir sobre a seqüência numérica, compreendendo a ordem dos números.
4- Desenvolver estratégias para resolução de problemas envolvendo noções matemáticas, utilizando, recursos e explicitando idéias.
História
1- Perceber as regularidades do tempo através do calendário.
2- Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza e nossa vida cotidiana – Dia, Mês e Ano.
3- Compreender a pesquisa como um dos procedimentos de estudo.
4- Identificar elementos que mostrem a passagem do tempo.
Geografia
1- Orientar-se com progressiva independência nos espaços.
2- Familializar-se com a linguagem cartográfica
Ciências
1- Compreender a importância de hábitos de higiene para o seu bem estar e do outro
2- Refletir sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis.
3- Estabelecer relações entre ciências e o cotidiano através de pesquisa e experiências.
4- Localizar informações no tempo por observando sistema solar.
Artes
1- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da modelagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação.
2- Explorar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico
3- Criar desenhos a partir da utilização de intervenções diferenciadas
4- Reconhecer marcas pessoais em seus trabalhos e também nos dos amigos
5- Ampliar seus próprios desenhos, observando linhas, formas, proporções e cores
Educação Física - Professor Adriano
1. Desenvolver a capacidade física, motora e psíquica, por meio das atividades básicas e especificas do jogo ou da brincadeira.
2. Adquirir conhecimento motor e corporal por meio das atividades rítmicas e da expressão corporal.
3. Manipular e manusear diferentes objetos e de diversas formas e tamanhos explorando e interpretando a relação da massa, o peso a forma e o jeito do objeto.
4. Ampliar a destreza e a locomoção no espaço tempo utilizando formas variadas de locomoção.
5. Promover conhecimento prévio para estratégias dos jogos e brincadeiras, ainda que bem substancial.
Ensino Religioso - Professora Rosemeire
1. Compreender o que sou como parte da criação.
2. Ajudar a criança a se encantar com a novidade de sempre crescer e aprender
3. Vivenciar atitudes de comportamento.
4. Compreender a importância da Páscoa e a importância da celebração coletiva
Inglês - Professora Marly
1. Saber cumprimentar e apresentar-se as pessoas a partir da construção de frases básicas trabalhadas em diversas situações.
2. Conhecer os numerais cardinais.
3. Reconhecer o nome dos materiais escolares.
4. Conhecer as formas geométricas.
Música - Professora Célia
1- Explorar e perceber o som e o silêncio
2- Expressar-se dentro dos jogos musicais
3- Vivenciar novas cantigas de roda