Você está aqui: Página Inicial / Segmentos / Ensino Médio / Ensino Médio

Ensino Médio

Considerando que a Escola deve ser o espaço para o aprendizado de conteúdos com evidente ligação com o mundo em que vivemos, em que a capacidade de pensar alternativas para a solução de problemas é valorizada, e reconhecendo a importância do Ensino Médio para o ingresso no Ensino Superior, o Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo tem seus programas constantemente atualizados a fim de explorar e consolidar os saberes das áreas do conhecimento.

A proposta pedagógica do Ensino Médio tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o aluno para enfrentar com segurança o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores.

Como etapa final da educação básica, assegura aos nossos alunos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos do Ensino Fundamental, considerando de maneira significativa a possibilidade de prosseguimento de estudos, sem, contudo, deixar de aprimorar o educando como pessoa humana, garantindo a preparação básica para o exercício da cidadania e o acesso às atividades produtivas, de forma que possa sempre continuar aprendendo.

Para que o processo de aprendizagem seja completo, os alunos terão atividades pedagógicas e oficinas:

Feira Q’Ideia
Os alunos são desafiados a desenvolver projetos de pesquisa, reconhecendo-os como elementos de construção do saber, que estimula primeiramente a autonomia, o pensamento, a reflexão, a descoberta, a fim de compreender melhor o mundo que os rodeiam, além de analisarem criticamente essa realidade e perceberem como atuar no sentido de transformá-la. A Feira culminará numa mostra dos projetos estudados sendo um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos e projetos técnico-científicos elaborados pelos alunos.

Mundo da Leitura
O Centro de Referência de Literatura e Multimeios é o laboratório do curso de Letras e do programa de Pós-Graduação em Letras, em nível de mestrado e doutorado, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo. Nesse espaço professores e alunos realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os alunos do Colégio IE participa deste projeto visitando o espaço e interagindo com as atividades duas vezes no ano uma no 1º semestre e outra no 2º semestre. 

Semana Farroupilha 
É um momento especial de culto às tradições gaúchas que acontece de 07 à 20 de setembro. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras, escolas ou das indústrias. A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas instâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as instâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.

Saídas Pedagógicas
No final de cada ano letivo os alunos realizam uma saída pedagógica, na qual os alunos realizam uma viagem de estudos associados a muita diversão. Esta saída é organizada com base nos conteúdos estudados durante o ano de acordo com cada série/ano.

Jogos de inter séries
Jogos como futebol, basquete e vôlei entre os alunos da Escola.

Uso da Tecnologia 
Utilizar computadores e celulares é positivo pois aproxima o aluno da rotina dele. Desenvolver atividades com computadores e tablets por exemplo, usando as ferramentas de estudo gratuitas e o Plurall pH.

Transformar os alunos em Coautores
Estimulando os alunos preparem as aulas, o professor atua como mentor orientando no processo. Cada aluno apresenta um tema. Isso ajuda não só no envolvimento com a matéria mas o prepara para outras situações. Aulas utilizando as Metodologias Ativas – aulas que motivem, desacomodem e instigam os alunos ao novo.

Oficina de Futsal
 
técnicas, estratégias e prática do esporte.

Oficina de Violão
 
promover aos alunos da Escola o aprendizado básico de execução de músicas ao violão, aliado ao desenvolvimento cultural, visando complementar a formação do aluno como cidadão capaz de contribuir atividade com as mudanças socioculturais.

Oficina de teatro
 
Contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente através de jogos teatrais e técnicas, tendo como resultado apresentações com temas educativos e com textos literários que colaborem com o desenvolvimento artístico dos participantes.

Oficina de dança
 
O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento. Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.

Oficina de Vôlei
 
técnicas, estratégias e prática do esporte.

Oficina de Judô
 
Objetivo geral do esporte é desenvolver as quedas e as imobilizações trabalhadas anteriormente a partir do conhecimento adquirido pelos alunos em atividades lúdicas.

Oficina de flauta doce
 
O objetivo da oficina é realizar aulas de flauta doce e musicalização iniciação musical para alunos da educação básica, visando promover o desenvolvimento das habilidades através da educação musical.

Material didático
Os alunos do Ensino Médio utilizarão o Sistema de Ensino pH, incluindo Plataforma pH, simulados do próprio sistema e avaliações diagnósticas.

Intercâmbio
Com a parceria da International School os alunos serão preparados para os intercâmbios com Inglaterra e Estados Unidos, além de terem aulas de Espanhol com a possibilidade de intercâmbio com Instituições da América Latina.

Infraestrutura

 

- Ginásio de Esportes – Oficinas de Futsal, Vôlei e Basquete

 

- Tatame – Oficina de Teatro Judô

 

- Sala de Ballet

 

- Oficina de Violão