Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Ensino Religioso

Ensino Religioso

Saudação

Bem-vindos à página do Ensino Religioso

É com grande alegria que abrimos este espaço de informações para alunos e comunidade.

Aqui, vocês terão acesso a algumas informações do dia-a-dia das salas de aulas, dos nossos projetos e como pensamos o Ensino Religioso Escolar.

Queremos com isso compartilhar nosso fazer, tanto na elaboração do conhecimento como na preocupação com o processo de desenvolvimento integral e qualitativo dos nossos alunos.

Profª Nilza Mary Rosário
Coord. de Ensino Religioso

Razão de Ser do Ensino Religioso

O Ensino Religioso, nas instituições Metodistas, é entendido como uma expressão da confessionalidade (marcada pelos referenciais da tradição Wesleyana Metodista), assim sendo, no Colégio Metodista, ele possui características que o distingue das demais disciplinas sem, no entanto, situar-se como uma disciplina à parte ou à margem da dinâmica escolar.
Enquanto disciplina, não se reveste apenas de uma formalidade acadêmica, mas fornece oportunidades de vivenciar situações que são discutidas teoricamente e um espaço que também viabiliza as propostas discutidas em sala.
A intenção do Ensino Religioso é a promoção do Reino de Deus como expressão do resgate integral do ser humano, do diálogo e da fraternidade entre todas as pessoas.
Dentro dessa perspectiva do Reino de Deus, ao Ensino Religioso, no Colégio Metodista, é imperativo abrir-se para o diálogo inter-religioso (aquele que reconhece e respeita a diversidade religiosa).
O Ensino Religioso é um espaço de reflexão, apoio e acolhida.

Nosso Objetivo

As atividades e vivências, propostas no Ensino Religioso, oferecem oportunidades de desenvolvimento da integralidade dos alunos, demonstrando nossa preocupação com desenvolvimento da espiritualidade de cada um e a prática da solidariedade.

O nosso trabalho visa a uma aprendizagem significativa, pautada em valores ético-cristãos, com atividades que privilegiam o autoconhecimento, a interação do aluno com o outro e com o meio ambiente.