Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Turma do 8º ano realiza atividade com muitas cores luzes

Turma do 8º ano realiza atividade com muitas cores luzes

Imagem reproduzida durante atividade - clique para ampliar

Formas, tons, luminosidade a acender curiosidades... Pintura ou tela iluminada? Paisagem ou composição abstrata?... São as criações dos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II, turma 181, sob a orientação do professor Ramon Gadenz na disciplina de Arte. A atividade foi inspirada na obra “Aparelho Cinecromático”, de Abraham Palatnik.

Resultado de experiências anteriores com luz e movimento, o aparelho cinecromático é uma máquina que “fabrica” lirismo e jogos de percepção. Trata-se de uma caixa que possui em seu interior lâmpadas e telas coloridas que se movimentam acionados por motores. Este mecanismo gera para o espectador uma série de imagens de luz e cor em movimento, que surgem através de uma superfície semitransparente.

Com papelão, papel vegetal, plástico, lâmpadas e um motor, os estudantes criaram seu próprio aparelho para produzir as imagens.

O primeiro aparelho cinecromático, de 1949, obteve menção honrosa pelo júri internacional na I Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, apesar de ter sido inicialmente recusada pelo júri nacional por não se enquadrar em nenhuma categoria regulamentada de artes plásticas.

Confira fotos das imagens produzidas pelo aparelho criado pelos alunos.