Você está aqui: Página Inicial / Notícias / O Brincar na Educação Infantil

O Brincar na Educação Infantil

Estudos científicos apontavam para a necessidade de compreender que a educação infantil tem uma Função Pedagógica, enfatizando aprendizagem estimuladora e significativa, garantindo novos conhecimentos e favorecendo o processo de alfabetização por meio do trabalho sistematizado. A proposta da educação infantil deve estar permeada por uma concepção de criança e educação infantil que valorize o sujeito e o seu processo de formação humana.

Por meio da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo. O processo educativo da criança é marcado pela internalização de valores, crenças, normas e representações sociais dominantes que contribuem com o processo de formação corporal, cultural, psicológica e social, e assim, para a realização e envolvimento dos sujeitos em suas futuras atividades produtivas e sociais.

A integração de cada aluno com os demais colegas é de extrema importância, sendo o professor o mediador desse processo, que, de acordo com cada nível e idade, se da de uma forma diferenciada.

O nível II do IE, aprende, estuda e brinca, brinca muito. Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre brincadeira e aprendizagem.

Uma festa!

Veja mais: https://flic.kr/s/aHsmi6qNW6