Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-aluno adquire cadeiras do antigo Salão Nobre do IE. Iniciativa visa contribuir com reformas do Edifício Texas

Eduardo Otto relembrou histórias do período em que foi aluno do IE

Em julho de 2017, o Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo (IE) lançou uma campanha de arrecadação de fundos para a restauração de um dos símbolos arquitetônicos da cidade: o Edifício Texas, construído na década de 1920 por estudantes metodistas da Universidade do estado homônimo, nos Estados Unidos.

O Edifício Texas foi, ao lado do Prédio Daniel, o primeiro espaço construído paras as atividades do IE. Nos últimos anos, a estrutura do local, tombado pelo Patrimônio Histórico de Passo Fundo, passou a demandar reformas e intervenções, fundamentais para a preservação da sua memória e retorno das atividades acadêmicas no ambiente.

No prédio quase centenário foram realizadas formaturas, celebrações e apresentações que fazem parte das histórias de milhares de pessoas, entre estudantes, funcionários, professores e familiares.

Um dos ex-alunos que guarda lembranças especiais do Edifício Texas é Eduardo Otto Wentz, hoje um empresário bastante conhecido na região de Passo Fundo e aluno do IE entre o final da década de 1960 e o início dos anos 1970.

Edu, como é chamado, adquiriu quatro cadeiras do antigo Salão Nobre do IE – a aquisição dos assentos é uma das modalidades de contribuição disponibilizada pela Instituição  e colocou todas no seu estabelecimento. “É uma forma de retribuir. As cadeiras estão aqui no Boka Lanches. Guardo-as com muito carinho e vão ficar aqui por muitos anos”, disse.

Perspectiva de como o Edifício Texas deverá ficar após reforma

Eduardo revelou que ainda na década de 1970, durante o tempo livre de uma excursão do Colégio até o Rio de Janeiro, viu funcionários de uma lanchonete preparando um sanduíche X-Salada e foi despertado para a possibilidade de ter o próprio negócio. “Eu pensei: isso aí eu posso fazer um dia. Quando me formei no IE, montamos o Boka Lanches”, lembrou. O local funciona há 46 anos no Centro de Passo Fundo e é um dos botecos mais frequentados da cidade.

“O IE me formou socialmente e moralmente. Me deu uma maneira diferente de encarar a vida“, destacou o comerciante.

Colabore com a restauração

Assim como Eduardo Otto, diversas outras pessoas possuem trajetórias diretamente ligadas ao IE. E você pode contribuir diretamente com a restauração do Edifício Texas e a construção de novas memórias no local. As cadeiras estão sendo reformadas e prontas para aquisição.Entre em contato com o Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo e saiba como fazer parte dessa causa.

Registros da entrevista com Eduardo Otto Wentz: https://flic.kr/s/aHskukS4WR

Contato: