Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Enem 2020 - Dicas para ter uma prova sem surpresas

Enem 2020 - Dicas para ter uma prova sem surpresas

por fernanda.kian publicado 13/01/2021 17h23, última modificação 13/01/2021 17h23
Enem 2020 - Dicas para ter uma prova sem surpresas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conhecido por ser a porta de entrada para o ensino superior, está um pouco diferente neste ano. A prova, que é tradicionalmente aplicada no final do ano, sofreu alterações e será aplicada nos dias 17 e 24 janeiro de 2021.

Pela primeira vez, o Enem terá a aplicação da prova digital aos candidatos que escolheram a opção na hora da inscrição. A avaliação será feita nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Entre tantas mudanças no calendário da prova e precauções para conter o contágio da Covid-19, confira algumas dicas para se sair bem no Enem 2020:


Local da prova
Confirme o local onde você realizará a prova. A informação pode ser consultada no Cartão de Confirmação de Inscrição.

Para os candidatos que prestarão a prova impressa, o cartão está liberado desde o dia 5/01. Para os que irão fazer a versão digital do Enem, o cartão será liberado no dia 15/01.


Descanse antes da prova
Agora é hora de relaxar. Você se preparou durante o ano para esse momento, então tire esse tempo para descansar a mente antes da prova. Dê preferência a atividades de lazer e evite revisar os conteúdos poucas horas antes da avaliação.


Boa alimentação
No dia do Enem a melhor opção é um café da manhã saudável. Você também poderá levar um lanche na hora da prova, então opte por frutas e barras de cereais. E não se esqueça da sua garrafa de água!


Roupas confortáveis
Levando em conta que você irá permanecer sentado por volta de 5 horas fazendo a prova do Enem, o ideal é ir com roupas confortáveis. E não se esqueça do acessório mais importante: a máscara.


Materiais e documentos
Não é permitido usar lápis, borracha e canetas que não sejam transparentes. O caderno de respostas deve ser preenchido com uma caneta esferográfica preta.

Não se esqueça do seu documento de identificação com foto. Só serão aceitos os documentos originais: carteira de identidade, carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte.


Horários
Fique atento aos horários! Os portões dos locais das provas impressas e digitais serão fechados às 13h.

No primeiro dia de ambas avaliações, o horário da prova será das 13h30 às 19h; e no segundo dia, das 13h30 às 18h30.


Estamos torcendo por vocês. Boa sorte!