Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / NO CENÁCULO / No Cenáculo - 13/11/2017 - Estabelecendo Valores na Família

No Cenáculo - 13/11/2017 - Estabelecendo Valores na Família

Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. Jó 1: 5.

Leia Efésios 6: 1 – 4.

Alguns anos atrás, quando comecei meu estágio do curso de Psicologia no Conselho Tutelar na cidade em que estudo era notável a falta de estrutura familiar em que muitas crianças e adolescentes se encontravam.

Nesse aspecto familiar, a construção da família extensiva tem sua real importância. Família extensiva é aquela em que não somente os pais e seus filhos, mas outros familiares - avós, tios, primos, sobrinhos ou outros parentes - compartilham um lar. Infelizmente, em casos corriqueiros que chegam ao Conselho Tutelar, é comum a falta de estrutura familiar que algumas crianças e adolescentes enfrentam. Mas o que deve ser feito para que nossos filhos, nossos jovens e nossa comunidade venham viver em uma saudável estrutura familiar? Qual é o papel de cada membro da família - pais, filhos e avós? Em Efésios 6: 1 – 4 temos uma orientação muito importante. Confira!

O que chama minha atenção no texto de Jó 1: 5 é que esse pai velava por seus filhos continuamente. Qual é nosso nível de perseverança pelo cuidado espiritual e emocional para com os membros de nossa família? Lembre-se: Deus é o maior interessado na harmonia e na estrutura familiar. Quando há o cumprimento de valores estabelecidos dos pais para com seus filhos, e vice-versa, as coisas fluem.

 

Oração: Amado Deus, que tua graça seja com essa geração de jovens, adolescentes e crianças que necessitam de atendimento espiritual e psicológico.

 

Pensamento para o dia

 

Ao cuidar de sua família, você também é cuidado por ela.

 

Oremos pelas crianças e pelos adolescentes de nosso país. Ademir Almeida – Areado – MG.