Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia do Professor e da Professora

Dia do Professor e da Professora

Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40.31

Quando penso na palavra professor ou professora, logo desponta na minha memória os(as) mestres(as) que tive na minha vida desde a infância: Tereza, Aparecida, Mário, Ângela...

Eu sempre estudei em Escolas Públicas e tive o privilégio de ter excelentes professores(as). Ainda criança, eu não tinha a noção das dificuldades que esta classe trabalhadora enfrentava, com salários baixos, falta de material, não reconhecimento, etc. O que eu sabia é que, dentro da sala de aula, eles e elas brilhavam.

Para minha carreira, eu sonhava com qualquer profissão, menos com a docência; mas, quando percebi, já estava numa sala de aula cursando Magistério. Eu tive a experiência de lecionar por alguns anos. É realmente um trabalho desafiador: dominar os diversos conteúdos, ter criatividade, “jogo de cintura”, autoridade, viver com salário baixo, saber administrar os conflitos relacionais, e por vezes, a violência em sala de aula.

Diante de tantos desafios, deixo meu reconhecimento e admiração a todos(as) que assumem a educação com responsabilidade, compromisso e esperança. Destaco do versículo de Isaías 4:31, citado acima, o verbo esperar que tem o sentido de “ter esperança em”, “contar com”. E é isso que desejo a cada professor (a), espere no Senhor! Conte com Ele, pois d´Ele virá a sua força e renovação.

Parabéns Professora! Parabéns Professor!

Elaine Cezar da Silva

Agente de Pastoral